quinta-feira, julho 24, 2008

A moto do chefe

Suzuki Marauder 800. Linda moto!

Vai ter estrada !!!

Amanhã, sexta-feira, dia de pegar a estrada. Dia de ir pra casa, 500km de chão. Hoje a noite vou dar uma geral na motoca. Trocar o óleo, esticar e lubrificar a relação, limpeza geral, calibrar os pneus e abastecer. Lógico, não posso esquecer de fazer as malas.

quarta-feira, julho 16, 2008

Testando o asfalto de Santa Maria

Última sexta-feira, voltando para Rio Grande pela n-éssima vez. Rótula na entrada de Santa Maria, já estou circulando na rótula, cheio de preferência, um motorista resolve dar uma "avançadinha" com o carro bem no momento que estou passando. Resultado: uma rolada no asfalto em plena hora do rush. Prejuízos: manete da embreagem quebrado, guidon torcido e paralama dianteiro trincado. O equipamento de proteção funcionou perfeitamente, nenhum arranhão. Foi trocar o manete e seguir viagem. Já em Rio Grande troquei o guidon. O paralama vai ficar assim por enquanto.

quinta-feira, julho 03, 2008

Nova filha na família

Minha esposa comprou uma Biz C100 ano 2002 com partida elétrica e rodas de liga leve. A moto já veio com bagageiro e baú instalados. A Biz é usada e está em um estado de conservação razoável. Aproveitei o fim de semana e peguei a motinho pra algumas manutenções:
  • foi trocado o óleo do motor;
  • a lâmpada do farol estava queimada;
  • a relação estava precisando de ser esticada e lubrificada.
Nos problemas encontrados o mais grave foi a roda traseira. Ela está empenada. A causa provavelmente foi andar com pneu mal calibrado, deve ter passado por algum buraco de jeito. No demais são apenas alguns detalhes facilmente reparáveis:
  • alguns pinos de fixação da carenagem lateral estão faltando;
  • dois parafusos que prendem o apoio dos pés do motorista também estão faltando;
  • acredito que o fusível da partida elétrica esteja queimado, mas ainda não consegui verificar.
Um último detalhe. A moto não está das mais econômicas. Acredito que a roda empenada pode ser uma das vilãs do consumo.